É uma fantasia pensar, que a Homeopatia não é eficaz para tratar as enfermidades agudas. 


Caros Leitores,

O público ainda se espanta ao ouvir casos de pessoas que fizeram uso somente de Homeopatia para tratar algum processo agudo. Mal sabem eles, que estes e outros casos são comuns nos consultórios de qualquer homeopata, que segue os princípios da Homeopatia.

“Posso começar o tratamento homeopático durante a crise aguda, ou seria seria melhor esperar que ela passe?”
É muito comum ouvirmos das pessoas esta pergunta. O início do tratamento pode ocorrer tanto na fase aguda, quanto na fase crônica. Muitas vezes quando o quadro é agudo, podemos perceber com maior nitidez seus sintomas. Por exemplo, uma criança numa crise de asma tende a manifestar determinados sintomas, que muitas vezes os pais não percebem, e assim não conseguem descrevê-los durante as consultas.

Para a Homeopatia, os sintomas sutis, estranhos à normalidade do paciente, são fundamentais para a prescrição.
Assim temos neste caso exemplificado, uma criança demonstrando seu humor, que pode ser caprichoso, autoritário, intolerante. Umas necessitam de colo, de companhia, outras já querem ficar só. Outras vezes, é sua posição no leito que nos auxilia. Ela procura deitar só numa posição? Apresenta alguma intolerância às roupas ou cobertas? Tem sede? Esta sede é de golinhos, ou é de goles grandes? Pede que a abane?…
Neste contexto, estão incluídos também as formas de como ela manifesta seus medos, inseguranças e carências, em relação ao meio e às pessoas. Quantos destes sintomas do exemplo passariam despercebidos, se não fosse a crise aguda de asma?

Dependendo do tipo de doença, quanto mais cedo iniciar-se o tratamento, melhor.
É o caso das doenças alérgicas. Quando iniciamos precocemente o tratamento, podemos evitar a agressão dos medicamentos Alopáticos, que aliviam sintomas, mas freqüentemente necessitam de doses maiores, sem falar de possíveis efeitos colaterais. Desta forma também conseguiremos suspender mais cedo a tomada destes medicamentos Alopáticos, após verificarmos que estamos tendo sucesso com o tratamento Homeopático.

É portanto uma fantasia pensar que a Homeopatia não é eficaz para tratar as enfermidades agudas.

Anúncios