Durante o ano de 2002 estivemos solicitando informações dos colegas homeopatas com relação ao ensino de Homeopatia na várias universidades e o que obtemos foi o seguinte:

Alagoas
A Associação Alagoana de Homeopatia conseguiu junto à Escola de Ciências Médicas de Alagoas, a partir do próximo semestre a implantação da disciplina de Homeopatia na grade curricular de graduação – para médicos. Será um curso de 60 horas, baseado no Projeto da AMHB, inicialmente de forma optativa e posteriormente deverá se tornar obrigatório.

Amazonas
Conseguiu-se a aprovação do Conselho Universitário da Universidade do Estado do Amazonas da disciplina, que é optativa para os cursos de Medicina e Odontologia, tendo carga total de 60 horas, entre teóricas e práticas, com turmas de até 30 alunos. Caso haja procura acima de 50 alunos, estes serão divididos em 2 turmas.

Ceará
Em Fortaleza existe a cadeira optativa em Farmácia (sem referência da universidade)

Mato Grosso
A UNIC (Universidade de Cuiabá) apresenta a cadeira de Homeopatia para os alunos do 3o de farmácia.

Minas Gerais
A UNIPA (Universidade de Pouso Alegre-MG), tem o Curso de Pós-Graduação em Homeopatia no serviço de Homeopatia do HC, a cargo do Dr João Luiz, Diretor Técnico do HC Samuel Libanio de Pouso Alegre.

A FAFEID (Faculdades Federais Integradas de Diamantina) tem curso de extensão com o título: “A Homeopatia Odonto – Estomatologia e Dores”, para os profissionais dontólogos e acadêmicos do último ano da odontologia e veterinária com enfoque odontológico.

Paraíba
A UFPB oferece a cadeira de Homeopatia nos cursos na Medicina e Farmácia.

Paraná
A Faculdade Evangélica do Paraná é a pioneira no Paraná na introdução da cadeira optativa de HOMEOPATIA no curso de graduação de medicina a partir de 2002. Os alunos terão a opção de cursar 56 horas/aula de Homeopatia.

A AMHPR pretende também a implantação na PUC-Pr e UFPR .

Pernambuco
A UFPE estará iniciando no próximo semestre a disciplina eletiva de Homeopatia no curso médico, com 60 horas sendo 30 teóricas e 30 de prática.

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
UniRio
– A disciplina de Matéria Médica Homeopática é obrigatória no currículo da graduação médica desde julho de 1999. Esta disciplina é uma das 5 disciplinas do Departamento de Homeopatia e Terapêutica Complementar da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO. As outras 4 disciplinas
são optativas, a saber: Terapêutica Homeopática, Clínica Homeopática I, Clínica Homeopática II e a 4a é a Acupuntura.

Universidade Estácio de Sá – Oferece como disciplinas optativa: Homeopatia Veterinária em seu Curso de Medicina Veterinária a cargo da Dra. Maria Cristina Ribeiro.Campos
Faculdade de Medicina de Campos
– Curso Opcional de Homeopatia. Será de carater meramente informativo, aberto a medicos, estudantes de medicina, odonto, veterinaria e farmácia. Deverá começar em agosto de 2003 ou abril de 2004 e coordenado por Flávio Mussa Tavares e Tânia Salgado Monteiro.
Niterói
UFF
– Curso opcional no currículo do curso de Medicina.
Universidade Salgado de Oliveira (Universo) – Curso de Homeopatia como cadeira optativa para odontólogos. Vassouras
Faculdade de Medicina de Vassouras e Universidade Severino Sombra – oferece a disciplina optativa de “Introdução à Homeopatia”

Rio Grande do Norte
Em Assembléia do Departamento de Bioquímica da UFRN, foi criada a disciplina complementar em Homeopatia para a graduação do curso médico. Essa batalha teve inicio no ano passado, com o apoio do Dr. Joao Domigos e construída segundo o modelo da AMHB. Agora é uma realidade e será oferecida regularmente a partir do primeiro semestre de 2002 (Roberto Dimenstein).

Rio Grande do Sul
A UPF (Universidade de Passo Fundo) oferece curso de Homeopatia na área de Medicina Veterinária aos acadêmicos e médicos veterinários.A Universidade Santa Cruz do Sul – UNIS – oferece no Curso de Graduação de Farmácia, o Laboratório de Homeopatia no seu 6o semestre.

Santa Catarina
Na UFSC em Florianópolis é oferecido aos alunos do internato em Saúde Coletiva desde 1998. Eles têm 05hs/aula em grupos de 8 a 10 alunos a cada mês.

A partir deste semestre a Residência e o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família passarão a receber 10hs/aula de noções gerais de Homeopatia. (Marcelo Maravieski)

São Paulo
FMUSP – Inclusão no currículo da Graduação de Medicina – O conteúdo programático segue o modelo proposto pela AMHB, com 72 horas-aula, ambulatório didático e participação dos alunos em futuros projetos de pesquisa. Será oferecido semestralmente, nos 3º e 4º anos (5º, 6º, 7ºe 8º semestres), para o máximo de 30 alunos.

USP – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – Oferecido a Farmacêuticos, Farmacêuticos-Bioquímicos e estudantes do último ano. Curso teórico, prático e à distância. Estágio em Farmácia
Homeopática credenciada.
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP existe desde 2003 a cadeira de Homeopatia, como matéria optativa.

FMJ – Faculdade de Medicina de Jundiaí – Cursos de Pós-graduação em Homeopatia: especialização para médicos (1200 horas – 2 anos) e aperfeiçoamento (450 horas – 1 ano). Um curso para Farmacêuticos está sendo preparado, em paralelo com a construção de uma Farmácia-escola. Início em agosto de 2003.

Lembramos que estamos continuamente atualizando os dados da Homeopatia na Universidade. Se você tem alguma informação neste sentido, escreva-nos.

Anúncios