A disciplina eletiva de Homeopatia voltou ser oferecida aos estudantes de Medicina neste primeiro semestre de 2005, assim como ocorreu no anterior. As aulas da segunda turma, com carga horária de 30 horas/aula, começaram na última segunda-feira (02/05), às 13h30, no 3º andar do Hospital das Clínicas (HC) e serão ministradas pela professora Odimariles Dantas e pelas médicas Anna Sady e Hercy Santos.

De acordo com o conteúdo programático, os alunos vão aprender sobre os fundamentos da Homeopatia, patogenesia, remédio homeopático, semiologia homeopática, matéria médica, primeira e segunda prescrições, efeito primário e secundário do medicamento e doença aguda versus doença crônica, entre outros aspectos relacionados ao tema.

Um farmacêutico homeopata também será convidado para dar aula. “O objetivo é fazer que os alunos vejam na prática que a Homeopatia funciona, é um tratamento barato e recupera a pessoa como um todo, no plano físico e emocional. Temos que fazer que os alunos na faculdade vejam mais um meio de tratar”, explica a doutora Hercy Santos.

Introduzida no Brasil em 1840, a Homeopatia é reconhecida pela Associação Médica Brasileira como uma especialidade terapêutica e não parte da medicina alternativa. Surgiu em 1796, por meio do médico alemão Samuel Hahnemann, que publicou várias obras sobre o tema, combatendo o uso indiscriminado de medicamentos feito em sua época. Além dos médicos, veterinários e dentistas adotaram a Homeopatia como forma de tratamento.

Anúncios